sábado, 2 de abril de 2011

Desenvolvimento Cognitivo da criança com síndrome Down.

Apesar da síndrome de Down ser classificada como deficiência intelectual, não podemos predeterminar o nível de limite de desenvolvimento do indivíduo.
Há ainda hoje, pessoas que não compreenderam o que é deficiência intelectual e muito menos a síndrome de Down.
Alguns especialistas  tentam explicar de forma simples o que é deficiência intelectual, para as pessoas entenderem.
Para BELISÁRIO (2006 p.27)[1], “deficiência mental é um atraso na adaptação ao aprendizado, ao convívio social e as funções motoras”.
É normal observamos que a criança com síndrome de Down, apresenta alterações severas de aquisição de conceitos de tempo, espaço e que suas dificuldades muitas das vezes são decorrentes do comprometimento da memória auditiva, da linguagem e do psico-motor.
Outras questões de deficiências estão presentes na síndrome de Down, que implicam ainda mais na aquisição da aprendizagem como: alterações auditivas e visuais, comprometimento em organizar condutas e atos cognitivos em seqüências, a imaturidade nervosa presente, dificulta as funções mentais  (memória, abstração, percepção, habilidades, raciocínio, relações espaciais, corporais etc).
As inúmeras alterações do sistema nervoso causam dificuldades no desenvolvimento global dos aspectos cognitivos, físico e social.
No entanto, os aspectos individuais devem ser respeitados independente de a criança ter alguma deficiência ou não.
Porém a aprendizagem será decorrente da motivação, interesse, ritmo pessoal e de suas características de personalidade em conjunto com a família e o meio social.
O que difere uma criança com síndrome de Down de outras, é que a idade cronológica e de funcionamento são distintas, e isso interfere de forma significativa no desenvolvimento cognitivo dos níveis de maturação e aquisição esperados.
Tudo isso porque crianças com síndrome de Down necessitam de estratégias e estimulação desde bebê, para evitar o desinteresse, por necessitar de mais prática e repetições de um mesmo assunto conveniente da apresentação de material concreto.
WERNECK (1992, p.118) ressalta que,

Por falta de informação, entretanto, a maioria dos pais perde esse tempo precioso, que geralmente coincide com a fase de maior desânimo, em conseqüência do diagnóstico da síndrome. Assim, raramente procuram um especialista capaz de orientá-los na estimulação adequada nesses primeiros meses de vida do filho.

Embora o desenvolvimento cognitivo da criança com síndrome de Down,
tenha alguns comprometimentos que dificultam a aprendizagem, há possibilidade deles e assim como qualquer criança de desenvolvimento típico, este pode desenvolver-se de forma global.
Considerando as suas necessidades individuais, com objetivo de aprimorar as habilidades individuais, para diminuir a dificuldade na retenção de conhecimentos abstratos.
Garantir o desenvolvimento global (cognitivo, afetivo, social e motor), é manter o indivíduo inserido num ambiente propício para estimular a iniciativa, socialização e o desenvolvimento psicomotor que também é comprometido.
Proporcionar um trabalho desde cedo, possibilita um desenvolvimento e aprendizado mais tranquilo, mesmo persistindo durante a vida adulta algumas  dificuldades que irá apresentar-se em diferentes graus, o indivíduo saberá lidar com essas necessidades.

As pesquisas que vêm sendo realizadas sobre o desenvolvimento humano têm apontado é que a criança é um sujeito competente, ativo e agente de seu desenvolvimento. Nas interações com parceiros de seu meio, em atividades socioculturais concretas, as crianças mobilizam seus saberes e suas funções psicológicas (afetivas, cognitivas, motoras, lingüísticas), ao mesmo tempo em que os modificam, SME / DOT (2007, p.17)[2]


Atualmente sabemos que os indivíduos com síndrome de Down podem alcançar nível intelectual avançado.
Sem dúvida, devemos sempre ter consciência da colaboração do meio social e cultural que o indivíduo esta inserido. Porém para desenvolver aspectos cognitivos, de linguagem e aquisição da escrita e leitura, a criança com síndrome de Down necessita de estímulos precoces e intervenções que sejam relevantes para contribuir no seu desenvolvimento diante de suas dificuldades de aprendizagem.
Considerando ainda que o desenvolvimento cognitivo da criança com síndrome de Down ao ser estimulado dentro de uma perspectiva particular, respeitando as condições genéticas e sociais, o desenvolvimento cognitivo será efetivo, dentro das possibilidades de desenvolvimento, independente do ritmo individual. Proporcionar condições necessárias para ser alfabetizar e realizar operações lógico-matemáticas é essencial para o desenvolvimento cognitivo de qualquer indivíduo.



[1] Revista Nova Escola. Fundação Victor Civita, São Paulo, edição especial no 11,2006.
[2] Orientações curriculares: expectativas de aprendizagens e orientações didáticas para Educação Infantil/Secretaria Municipal de Educação – São Paulo: SME / DOT, 2007.

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